Marketing de Aplicativos

Para criar um aplicativo de sucesso é preciso ter uma estratégia de marketing e executá-la bem é muito mais importante do que “ter uma ideia”. Não pense somente em como conseguir um download, mas considere o que for necessário para manter o usuário engajado, a chave para monetizar seu negócio.

A pesquisa de mercado é a base de qualquer negócio.

Um plano de estudos também é fundamental já que o objetivo é obter lucro em algum momento.

  1. Comece com a Proposta de Valor

Ao invés de pensar em uma ideia de aplicativo, pense na experiência do usuário. A proposta de valor é a promessa de valor e os benefícios que são entregues para o público-alvo. A Proposta de Valor ideal deve responder:

Que produto ou serviço será vendido?

Qual o principal benefício ao utilizá-lo?

Quem é o consumidor alvo?

O que o torna único e diferente da concorrência?

Se eu tivesse que dar apenas uma dica sobre aplicativos mobile, seria: “Teste a Proposta de Valor do seu App antes de desenvolvê-lo”. Como parte do Marketing, depois de desenvolvido, a Proposta de Valor é a primeira coisa que os visitantes devem visualizar ao acessar seu website ou landing page. Ela deve ser clara e fácil de entender, deve comunicar que resultados concretos o consumidor terá ao comprar ou utilizar seu aplicativo e como esta experiência será melhor ou diferente das ofertas dos concorrentes.

A proposta de valor ideal é aquela que é lida e compreendida em cinco segundos.

  1. Seja Relevante

Ser relevante é entregar a proposta de valor com as melhores funcionalidades disponíveis – de software e hardware – para o usuário certo, no momento certo.

  Busque Oportunidades de Conversão

Qual é o principal objetivo do seu aplicativo?

Seja qual for o objetivo, estude a melhor forma de conversão para que seja atingido: user experience, call to action, texto, design, tudo deve ser pensado e testado para obter as melhores taxas de conversão. Testes A-B ou Split Tests são fundamentais neste processo.

  1. Preocupe-se com a Experiência de Uso

Como melhorar o conjunto de elementos de uma interface e funcionalidades que proporcionem uma melhor experiência de usuário?

O design da interface é, talvez, o ponto mais importante nesta disciplina.

Outro ponto é a questão do preenchimento de dados em formulários pelo usuário: é necessário simplificar a tarefa, preenchendo dados através de menus drop-down e evitar, ao máximo, que o usuário tenha que usar as duas mãos para inserir as informações. Tudo isto bem pensado e bem executado resultará em uma excelente usabilidade, aumentando a confiança e o conforto do usuário em sua movimentação através das telas. Ajude quando necessário, peça e receba feedbacks e ajuste quando sentir que há dificuldades no acesso a conteúdos ou na execução de tarefas.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *