Forma eficiente de se estudar

Ter uma metodologia de estudos eficiente é, certamente, a forma mais importante para guardar o conhecimento adquirido em longo prazo.

As informações neste artigo podem parecer óbvias para você, mas a grande maioria das pessoas ignoram o óbvio e tentam “pular diretamente” para estudar sem se planejar e se organizar da forma correta.

Para que o seu tempo de estudo seja, realmente, eficaz, recomenda-se que você encontre um local adequado para estudar. Você deve então ter acesso fácil às ferramentas e recursos que você precisa para estudar.

Um local para estudar

Encontrar um local adequado para estudar pode ser um desafio para algumas pessoas, você pode ter a sorte de ter acesso fácil a uma biblioteca, universidade, faculdade ou instalações escolares ou um escritório silencioso no trabalho.

No entanto, muitas pessoas estudam em casa – muitas vezes sua casa não é o ambiente mais favorável para um estudo eficaz. Tire algum tempo para entender suas necessidades pessoais em termos de localização e condições que lhe permitam estudar de forma eficaz; Tente manter uma abordagem flexível e adaptável, conforme a sua situação ou circunstâncias possam mudar durante o curso do seu estudo.

Diferentes pessoas variam consideravelmente em suas circunstâncias e na forma de como se organizar para estudar eficazmente. Ao iniciar um programa de estudo, ou ao analisar suas circunstâncias atuais, pode ser útil fazer as seguintes perguntas:

Você está estudando em um ambiente correto e que atenda a todas as suas necessidades?

Você estuda melhor em um ambiente pacífico, livre de interrupções, ou prefere ter outros ao seu redor, talvez seja capaz de interagir com a família, amigos, colegas?

Considerando seu ambiente de estudo

Ao escolher um local de estudo é importante que você faça o melhor uso do seu tempo.

Para fazer isso você vai precisar encontrar um lugar onde você pode ter todos os seus materiais: notas, livros, calendário, materiais de escrita e computador à mão. Pode não ser prático ter sempre um computador disponível, especialmente se você estiver estudando em um ambiente familiar, talvez você tenha acesso compartilhado a um computador? Em tais situações, você deve considerar a hora do dia em que você estará estudando e ter acesso a um computador quando necessário.

Há outras coisas práticas a ter em conta ao pensar sobre onde estudar.

Uma boa fonte de luz, como uma lâmpada ajustável é importante, especialmente se você pretende estudar à noite ou em um ambiente sem muita luz natural.

Você também deve pensar sobre distrações e aborrecimentos que podem estar presentes e tentar eliminá-los, tanto quanto possível.

Quando você começar a estudar, você pode ignorar importantes fatores ambientais ou ferramentas que você precisa – quanto mais você estuda o mais claro você se tornará sobre o que você precisa e onde você precisa para a concentração ideal.

Organizar seus materiais

Ao pensar sobre o seu lugar de estudo, deve também dar a devida atenção à  organização prévia do material.

Haverá, inevitavelmente, quantidades cada vez maiores de material impresso, como notas, livros e revistas. Tente manter seus materiais organizados em arquivos devidamente indexados, fazendo uso de um sistema de rotulagem.

Essa dicas simples podem realmente aumentar muito a qualidade dos seus estudos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *